Empreendimento

Um dia você vai se perguntar o que fez na vida?

Queremos fazer parte desta resposta. Dê um presente a você!

O melhor da vida começa aqui!

Riviera do Lago. Férias permanentes morando em casa.

O Empreendimento Riviera do Lago nasceu como Investimento de Segurança, localizado no coração do Brasil, município de Abadiânia-Goiás. Numa área de 216.000 m², privilegiada pela vista mais bonita do Lago Corumbá IV, com área de mais de 173 Km² de águas cristalinas, que além de gerar energia é utilizado para pesca e prática de esportes náuticos.

O Riviera do Lago possui 160 lotes a partir de 800m² para construção de Alto Padrão, com total Infra-Estrutura, Guarda-Barco, Zeladoria, Recepção em ponto estratégico, Arborização, Praça, Paisagismo e uma excelente área de Convivência.

O Projeto Riviera do Lago prevê somente uma Avenida principal. A maioria das vias de acesso tem nomes de pássaros e são ruas sem saída, favorecendo assim, a privacidade dos moradores.

O Riviera do Lago busca o desenvolvimento sustentável sempre ligado a Conscientização Ambiental dos Proprietários e Visitantes. Contamos também com uma Reserva Florestal de aproximadamente 72.000m² totalmente preservada.

O Lago

A maior atração

O lago que cerca o Empreendimento Riviera do Lago, denominado AHE Corumbá IV tem 173 km² de extensão, cinco vezes maior que o lago Paranoá de Brasília. É cercado por esta grande oportunidade turística que o Riviera do Lago está sediando.

A água é o bem do futuro. E ter um grande lago aos pés de seu empreendimento é um sonho. Antenado às principais tendências ecológicas da atualidade, o Riviera do Lago é um investimento garantido.

Além de todas as vantagens, o lago ainda proporciona muitas possibilidades de lazer, tais como pesca, navegação, esportes náuticos e turismo para toda a família.

A área do empreendimento é ecologicamente correta, seguindo a legislação de preservação ambiental para que o ser humano possa se desenvolver em equilíbrio com a natureza.

Venha conhecer este investimento do futuro e garantir o amanhã de sua família.

Turismo Local

Equilíbrio com o Verde

As pequenas cidades têm ganhado um grande aliado. O turismo local. Todo local que tenha um atrativo, torna-se fonte de renda garantida para atrair investidores e pessoas interessadas em conhecer novas atrações.

O Lago artificial Corumbá IV é uma atração para Abadiânia e segue esta forte tendência do turismo local, se tornará um dos mais fortes pontos turísticos do estado de Goiás, tanto pelas atrações quanto pela localização, entre Goiânia e Brasília, proporcionando muitas oportunidades de negócios para a região.

Abadiânia é conhecida internacionalmente como a cidade de João de Deus, a casa de Dom Inácio de Loyola, onde o famoso médium João Teixeira de Faria realiza suas operações espirituais.

Abadiânia

Um Lugar para Viver

Histórico

mapa abadiânia

A origem do povoamento relaciona-se com romarias promovidas por dona Emerenciada, em devoção a Nossa Senhora da Abadia, no ano de 1870. No início, as orações aconteciam em casa. Depois , foi construída uma capela, em torno da qual se fixaram os primeiros habitantes, procedentes, na maioria das vezes, da cidade de Corumbá e do Estado de Minas Gerais.

As famílias eram atraídas pela atividade religiosa e pelas terras férteis às margens do Rio Capivary e do Córrego Cururu. Em 17 de agosto de 1874, o terreno foi doado por João José Maia, Manoel Gomes Ferreira e Joaquim de Souza Cordeiro. Nessa ocasião , a localidade passou a se chamar Posse D’Abadia. Em 31 de dezembro de 1943, o povoado foi denominado de Abadiânia. Em 20 de outubro de 1953, tornou-se município.

Na década de 1960, iniciou-se movimento para garantir a transferência da sede do município. A proposta de mudança resultou do descontentamento dos moradores em relação às condições  de acesso. Dessa maneira, aos poucos foram construídas as primeiras habitações, em nova região, localizada às margens da BR-060 e a 18 quilômetros do local onde se havia desenvolvido o povoamento inicial.

 Hino Abadiânia

Tu nasceste de um sopro de Deus és a senhora
Teu olhar maternal nos conduz.

Quero cantar-te
Expressão dos pensamentos meus
Elevar-te bem alto para alegria dos filhos teus.

Tem beleza mocidade
No planalto é a mais pequenina
No futuro serás grande, pois ainda é cidade menina.

Corumbá IV

Coração do Brasil

Com uma área aproximada de 173 Km² o diferencial deste projeto é que as águas acumuladas do rio Corumbá serão de múltiplo uso; ou seja, irão alimentar turbinas de produção de energia, e também servirão para garantir abastecimento público, irrigação, lazer e turismo, e futuramente, pesca e navegação.

Localização

Um empreendimento sustentável

“A Usina Hidrelétrica Corumbá IV está localizada no rio de mesmo nome, no seu trecho superior, mais precisamente nas coordenadas geográficas 16°20’47” sul e 48°10’44” oeste, município de Luziânia, Goiás. O reservatório ocupará terras de cinco municípios goianos: Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Abadiânia e Silvânia.”

Em Abadiânia o acesso ao lago é feito pela GO, conforme pode ser visto no mapa abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapa e textos entre aspas retirados do site oficial da barragem. www.corumbaconcessoes.com.br

 

Pesca

Pesca sustentável

A licença de pesca é exigida para quem pesca em águas interiores, nos rios, riachos, represas e lagos. Válida em todo território nacional pelo período de um (01) ano, a licença para pesca do IBAMA isenta o pescador do pagamento de outras taxas para obtenção de licença estadual – desde que respeitadas as normas que sejam mais restritivas.

Para obter sua licença é preciso fornecer alguns dados para cadastro e fazer o pagamento da taxa referente à modalidade de pesca que se deseja praticar. Para pesca desembarcada, a taxa é de R$ 20,00 e, no caso de pesca embarcada, o valor sobe para R$ 60,00. Pela internet – no website do IBAMA (www.ibama.gov.br) – também é possível preencher o cadastro e emitir o boleto para pagamento da taxa. Feito isso, em dez dias, o pescador poderá obter sua licença.

Em quase todos os rios brasileiros, a fiscalização é feita pela Polícia Florestal em convênio com agentes do IBAMA. Portanto, sempre que sair para pescar, leve a Licença da Pesca e o RG para mostrar que está em dia com suas obrigações junto ao IBAMA.

Estão dispensados da licença apenas:

  • Pescadores amadores, que pesquem desembarcados, utilizando linha de mão ou vara, linha e anzol (Decreto-lei n° 221/67);
  • Menores de 18 anos;
  • Aposentados ou com idade superior a 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, desde que não filiados a clubes ou associações de pescadores amadores (Lei n° 9059/95).

Para estas duas últimas categorias, o procedimento recomendado é o seguinte: os aposentados devem retirar um Documento Único de Arrecadação (DUA) especial no próprio IBAMA, apresentando RG, CIC e comprovante de aposentaria (código 42, 43, 46 ou 32; não serve o benefício). Já os idosos precisam apresentar somente o RG e o CPF. A Licença para esses casos (Classe Permanente) não é anual, vale por tempo indeterminado.

Fonte: Cartilha de pesca do programa de educação ambiental – AHE Corumbá IV  – WALM

 

Documentação